Pouca gente se dá conta, mas o Governo Federal é o maior comprador do país!

Para se ter uma ideia, com base no Painel de Compras do Governo Federal de 2016, até julho, o Governo já somava quase R$ 19,2 bilhões investidos em mais de 44.800 processos. Estas contratações têm ganhado espaço no cenário nacional, já que, anualmente, cerca de 15% a 20% do nosso Produto Interno Bruto (PIB) é oriundo de compras públicas. A União divulga todos os processos licitatórios exclusivamente no ComprasNet e no Portal da Transparência, ferramentas eletrônicas gerenciadas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Descomplicando novos negócios

As informações, apesar de disponíveis, são de difícil consulta nestes portais, tornando-se extremamente complexo acompanhar as despesas públicas e o dimensionamento da participação de mercado no setor público. Mais ainda, envolver outras informações, tais como orçamentos públicos, é totalmente inviável. Ao menos, sem tecnologia. A Plugar desenvolveu tecnologia para monitoramento destes canais e outros, abordando diversas fontes de informação e entregando isto em uma plataforma de fácil consumo.

O que o Governo compra?

O Governo necessita adquirir desde artigos chamados de bens comuns, facilmente encontrados no mercado, até a execução de obras e serviços especializados. A base deste tipo de contrato está na Lei de Licitações (Lei 8.666, de 1993), aplicada não apenas à administração direta, mas também às autarquias, fundações e empresas estatais. É por meio das licitações que os fornecedores colocam seus produtos e serviços à disposição. O ordenamento brasileiro exige licitação para todas as aquisições de bens e contratações de serviços e obras, bem como para alienação de bens. 

Ao que tenho acesso?

Com a tecnologia da Plugar, é possível ter uma fácil compreensão do mercado, acessar o marketshare das compras públicas, identificar o perfil dos fornecedores concorrentes, dos órgãos públicos compradores, as especificações legais para atendimento das demandas, ou mesmo responder questões como: quem são os principais compradores; o que compram; com que frequência; a origem das verbas; quem é a unidade gestora do contrato; quem é o favorecido da licitação; qual a marca e a descrição dos itens adquiridos; e qual distribuidor já realizou venda, entre outras informações que se apresentam como vantagens às estratégias de vendas para o Governo.

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